quarta-feira, 22 de agosto de 2012

As vantagens do LibreOffice

Abaixo vemos algumas das vantagens do LibreOffice sobre outros pacotes de escritório:

Sem taxas de licenciamento. O LibreOffice é livre para qualquer um usá-lo e distribuí-lo sem  custos.  Em  outros  pacotes  de  escritório,  muitas  funcionalidades  são  oferecidas adicionalmente, a um custo extra (como exportação para o formato PDF), enquanto no LibreOffice estão disponíveis  gratuitamente. Não existem taxas ocultas, nem hoje, nem nunca.
Código aberto. Você pode distribuir, copiar e modificar o software o quanto quiser, de acordo com as licenças de código aberto do LibreOffice.
Multiplataforma. O  LibreOffice roda  em  várias  arquiteturas  de  hardware  e  múltiplos sistemas operacionais, como o Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.
Extenso  suporte a idiomas. A  interface de usuário do  LibreOffice está disponível em mais de 40 idiomas, e o projeto LibreOffice oferece corretor ortográfico, hifenização e dicionário léxico em mais de 70 dialetos. O  LibreOffice também oferece suporte para Layout  de  Texto  Complexo  (CTL)  e  layout  para  Idiomas  da  Direita  para  a  Esquerda (RTL),como o Urdu, Hebraico e Árabe).
Interface  de  usuário  consistente. Todos  os  componentes  possuem  uma  aparência semelhante, o que faz com que sejam fáceis de usar e controlar.
Integração. Os componentes do LibreOffice estão bem integrados entre si.. – Todos os componentes compartilham um corretor ortográfico comum além de outras ferramentas,  que  são  utilizadas  de  maneira  consistente  por  todo  o  pacote.  Por exemplo, as ferramentas de desenho disponível no Writer também são encontradas no Calc, com versões parecidas, mas melhoradas no Impress e no Draw. – Você não precisa saber qual aplicativo foi usado para criar um arquivo em particular. Por exemplo, você pode abrir um arquivo do Draw direto no Writer.
Granularidade. Normalmente, se  você  muda  uma  opção,  isso  afeta  todos  os componentes.  Entretanto,  as  opções  do  LibreOffice podem  ser  ajustadas  a  nível  de componente ou do documento.
Compatibilidade com arquivos. Além dos formatos de Documentos Abertos nativos, o LibreOffice tem a capacidade de exportar para os formatos PDF e Flash, assim como pode abri  e salvar arquivos nos formatos mais populares, incluindo o Microsoft Office, HTML, XML,  WordPerfect,  e  Lotus 1-2-3  formats. Utilizando  uma  extensão  (incluída):  a capacidade de importar e editar alguns arquivos PDF.
Sem dependência do fornecedor. O LibreOffice usa os formatos de arquivo  ODF, um formato baseado em XML (eXtensible Markup Language) desenvolvido como um padrão para a indústria pelo OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards). Esses arquivos podem ser facilmente descompactados e lidos por qualquer editor de texto, e seu modelo é aberto e público.
Você  tem  voz. Melhorias,  correções  e  datas  de  lançamento  são  decididas  pela comunidade. Você pode se juntar à comunidade e influenciar o rumo do produto que utiliza.

Fonte: pt-br.libreoffice.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário